O Papa Francisco presidiu a "ultima commendatio et valedictio", rito fúnebre celebrado ao finalizar a Missa, pelo Cardeal Prosper Stanley Grech, que morreu em 30 de dezembro, após o funeral em sua honra realizado nesta quinta-feira, 2 de janeiro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O funeral foi celebrado pelo Cardeal Giovanni Battista Re, vice-reitor do Colégio Cardinalício, que, em sua homilia, lembrou como o Cardeal Grech "na noite de Natal estava aqui nesta Basílica concelebrando a Missa com o Santo Padre".

"Na segunda-feira desta semana estava, como costumava fazer, à mesa com a comunidade agostiniana, conversando com seu caráter afável e, poucas horas depois, o Senhor o chamou para si".

O Cardeal Re assegurou que, embora seja uma morte inesperada, não pegou o Cardeal Grech “despreparado", porque sua idade, 94 anos, que completou na véspera de Natal, “e a sua vida consagrada a Deus na Ordem de Santo Agostinho, tinha-o deixado à espera do último chamado”.

Também assinalou que "nosso irmão foi um religioso de grande doutrina e profunda espiritualidade que amou a Igreja e a vida religiosa e, acima de tudo, que sempre colocava Deus em primeiro lugar".

O Cardeal Prosper Grech nasceu em Birgu (Malta) em 24 de dezembro de 1925.

Ingressou na Ordem de Santo Agostinho, onde recebeu ordenação sacerdotal em 25 de março de 1950. Fez doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e mestrado em Sagradas Escrituras no Pontifício Instituto Bíblico.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi professor de teologia em centros de estudo agostinianos em seu país. Em 1965, foi chamado para liderar o Instituto Teológico Agostiniano; e em 1969, juntamente com o então superior geral da Ordem, fundou o Instituto Patrístico Augustinianum de Roma.

Por mais de trinta anos, foi professor de hermenêutica no Pontifício Instituto Bíblico e, além disso, foi professor de teologia bíblica na Pontifícia Universidade Lateranense. Em 1984, foi nomeado consultor da Congregação para a Doutrina da Fé.

Bento XVI o criou cardeal em 18 de fevereiro de 2012, por isso foi consagrado bispo 10 dias antes, em 8 de fevereiro.

Com a morte do Cardeal Prosper Grech, o Colégio de Cardeais fica composto por 223 cardeais, dos quais 124 são eleitores e 99 não eleitores.

Confira também: